quarta-feira, 30 de junho de 2010

Imediação, Hipermidiação e Remidiação

As formas de interação com as janelas do computador mimetizam os dois modelos lógicos de relação entre os meios de comunicação, fenômeno denominado pelos estudiosos da comunicação Bolter e Grusin. A remediação para eles significa a representação de um meio de comunicação em outro, de tamanha importância para a compreensão dos fluxos de comunicação, por caracterizar os novos meios digitais.
Tanto a imediação quanto a hipermediação são manifestações opostas do mesmo desejo de atravessar os limites da representação. São estratégias para atingir a remediação, que só se efetiva quando ambos os fenômenos se fazem presentes, embora em proporções diferenciadas.
A lógica da imediação é aquela da realidade virtual, que permite a imersão. Para que a imersão realmente ocorra e a imediação seja possível, é necessário que o meio de comunicação “desapareça” isto é, que o telespectador não seja capaz de perceber a presença do simulador. A imersão está condicionada à supressão da interface, mas este ato de desaparecer é dificultado pela necessidade que a realidade virtual exige para se fazer possível. Nesta imediação transparente, buscada incessantemente pelos entusiastas da realidade virtual, a interface deve apagar a ela mesma, e o telespectador não deve sequer perceber os instrumentos tecnológicos que o circundam.
Enquanto a imediação propõe um espaço visual unificado, a hipermediação oferece um espaço visual heterogêneo. Ao contrário da lógica da imediação, o objetivo da hipermediação é lembrar o telespectador da presença da interface do meio de comunicação. Bolter e Grusin exemplificam a lógica de hipermediação por meio da interface atual dos computadores, na qual várias janelas se sobrepõem e, ao contrário de se fazerem apagar, lembram o telespectador da sua presença a cada clique no mouse. A simples necessidade da sobreposição das várias janelas no monitor já deixa de favorecer o desaparecimento da interface para o usuário. O usuário do computador, por exemplo, manipula constantemente as diversas ferramentas da interface e dificilmente deixará de perceber a presença desta. A lógica da hipermediação pode ser visualizada em diversos meios, como em jornais e na televisão, mas para Bolter e Grusin, a World Wide Web é o meio de comunicação que sofre mais influência do fenômeno da hipermediação. Na Web, a reposição é a estratégia de operação de toda interface baseada em janelas.

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